Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão – Fortaleza – Ceará
Fones:
9 9925.9233 (Tim) / (85) 9 8622.2804 (Oí)


UNIDADE – SISTEMA ECONOMICO SOLIDÁRIO

Praticas agrícolas para comunidade com bombeamento solar.

VER PROJETO EM PDF Clique Aqui

A importância de dar continuidade e ampliação nas ações do projeto é o resultado positivo e a necessidade de ampliação para fortalecer e divulgar Práticas Agrícolas Sustentáveis, recebendo escolas e universidades. Atualmente somos um modelo único de horta comunitária com bombeamento solar, implantado com apoio da Coelce – Luz Solidária a qual tivemos uma formação cooperativista, envolvendo famílias e filhos das comunidades em torno do Instituto Intervalo.

O programa atua com 25 famílias organizadas em seus turnos de ação voluntária. A produção das hortaliças é distribuída entre as famílias participantes e doadas as entidades que fazem parte do CEU, a exemplo da Casa do Menor São Miguel Aracanjo,  Lar Santa Mônica e Comunidade Mãe Rainha. Por isso, enviamos proposta para ampliarmos o programa e incluir no calendário das escolas públicas e privadas para visitação, onde os estudantes aprenderão novos hábitos de usar os recursos naturais, preservando o meio ambiente através das Práticas agrícolas Sustentáveis com bombeamento solar.  

OBJETIVO GERAL

Ampliar o sistema de irrigação com bombeamento de água através da energia solar e desenvolver Programa de Educação Ambiental para atender escolas públicas e privadas de Fortaleza.  

OBJETIVO ESPECÍFICO

Ampliar a horta diversificando as hortaliças e frutíferas. - Implantar farmácia viva através do cultivo de plantas medicinais; - Implantar novas tecnologias a exemplo de baterias para carregar a energia produzida pela placa fotovoltaica. - Promover a discussão de sistema sustentável em comunidades a exemplo do CEU. - Realizar Oficinas de Práticas Agrícolas para Crianças e Adolescentes.  

PÚBLICO ATENDIDO

Trinta famílias moradoras em torno do Instituto Intervalo crianças e adolescentes moradores do Condomínio Espiritual Uirapuru e da comunidade Jaquatá.  

METODOLOGIA DE TRABALHOS

Ampliar o sistema de bombeamento Solar. - Desenvolver Programa de Educação Ambiental para atender escolas públicas e privadas de Fortaleza.  

ACOMPANHAMENTO E RESULTADOS

O Projeto Oficinas de Práticas Agrícolas para Crianças e Adolescentes  será coordenada pela ONG Intervalo que atualmente mantém através de doações e apoio financeiro de pessoas físicas. Com o Projeto de Bombeamento Solar iremos continuar a manutenção e viabilizar parceiras com universidades e entidades públicas e privadas.

FOTOS

2012 -2016 ong intervalo. Created by Eticus